quarta-feira, 7 de abril de 2010

O desprezo aos simbolos cristãos.

Há tempos venho acompanhando o movimento e a pendenga que trava-se em todos os meios contra a ostentação de simbolos cristãos - notadamente o crucifixo -em órgãos e espaços públicos, principalmente em repartições do poder legislativo e do judiciário.
 
No início fiquei chateado, com raiva mesmo, por quererem tirar os crucifixos das paredes de assembléias, câmaras, tribunais. Depois, das escolas, hospitais, enfim, de todo lugar. Indignava-me que, em um mundo totalmente tomado por simbolos de coisas ruins e nocivas como caveiras, demônios, armas, palavrões, nudez, alguém pudesse ser incomodado pela imagem daquele que, pendendo de uma cruz, deu ao mundo a chance de ser melhor, e a esperança de uma vida eterna.
 
Mas hoje penso diferente. Vendo tudo o que praticam, seguem e ensinam nestes espaços, é melhor mesmo que não tenham em suas paredes a imagem do Cristo Crucificado. Por dois motivos bem simples: 1 - Não pode haver mesmo a presença de Deus nesses locais, que tornaram-se verdadeiros altares do mal, onde pratica-se todo tipo de maldade, humilha-se a virtude e exacerba-se o vício. 2 - Para que manter o Cristo ali crucificado, se com os atos praticados no dia-a-dia, com as intenções e com as palavras, continua-se crucificando-o na pessoa do próximo, do irmão, à cada segundo? É desnecessária a sua imagem diante da representação real de sua condenação e sofrimento constante.
 
Não pensem que com isso mudei de idéia e estou conformado. Não. Estou muito inconformado. O mundo distancia-se cada dia mais daquele que, somente ele, pode salvá-lo. E nossa missão de Cristão é denunciar isto, alertar, protestar e usar das palavras de Cristo para reconduzir ao caminho todos aqueles que deles desviaram-se, inclusive nós mesmos.
 
Sofro muito com a idéia de um mundo sem Cristo, primeiramente, e contra Cristo, logo depois. Mas alegro-me com a esperança de que, como na história dos primeiros cristãos, seja justamente nos momento de perseguição que a Igreja de Cristo cresça e mostre toda sua grandeza, incorporando às suas multidões de santos todos aqueles que demonstrarem a firmeza de sua fé e aqueles que forem convertidos.
 
Venha a nós o vosso reino!

Nenhum comentário: