domingo, 21 de dezembro de 2008

Mensagem de Natal e Ano Novo - 2008

Está chegando o Natal, trazendo com ele o final do ano. Esta é a época do ano que, com o agito, os compromissos, a pressão para concluir tudo o que não conseguimos durante os mais de trezentos e tantos dias já passados, as festas, as provas finais, as formaturas, enfim, a agenda cheia, nos atribula mas ao mesmo tempo nos enche de entusiasmo e coragem para dar o último impulso, com se quiséssemos dar uma ajuda à roda da vida e do tempo para concluir mais um ano.

A mágica da época do Natal e do final de ano faz sentirmo-nos melhores. Mesmo os que não têm crença ou não celebram o Natal com o seu sentido religioso hão de convir que o clima é de celebração, de alegria, de esperança. A sensação é a de vencer mais uma etapa de nossas vidas, de cumprir com o dever de manter-se vivo - que a nossa natureza nos impõe – de reencontrar, de realizar, de aprender, de crescer, enfim, de evoluir como seres humanos, acrescentando mais um ano de experiência em nossa jornada rumo à perfeição.
O Natal é uma festa da família: um menino nasceu, um filho nos foi dado – a nós, a grande família humana – e a sua passagem por este mundo deixou marcas indeléveis, muitas das quais são, em essência, nossa própria razão de ser. Afinal, a civilização ocidental deve à Ele sua própria existência. O Natal traz de volta, em sua nostalgia, nosso lado criança. Seja pela lembrança de natais passados - a expectativa do presente, da vinda do papai noel, as reuniões de família nas férias com parentes - ou amigos, ou em lugares novos - enfim, as boas lembranças... Seja pela alegria presente, reavivada em cada rostinho encantado de criança, nos sonhos pueris dos pequeninos com quem convivemos, nos enfeites, nos preparativos, na caridade, na generosidade. Existem, sim, espíritos de natal, semelhantes àqueles do conto de Charles Dickens: o nostálgico, o de reconciliação e principalmente o de esperança, que é o que prevalece e nos enche de alegria.

Revigorados pela comemoração do nascimento de Jesus, partimos para o novo ano fortalecidos com a experiência, com o sabor da vitória por mais um ano superado, e com os planos. Muitos planos. E sonhos.

O ano que vai ficando para trás deixará também suas marcas para o resto de nossas vidas. Sejam elas doloridas, que nos permitiram aprimorar nossa capacidade de superação, sejam elas as das conquistas, das realizações, dos momentos de alegria e felicidade: cada uma delas como um pequeno tijolo, cimentado na parede de nossa história com a energia, a intensidade e a disposição com que vivemos estes momentos. Ficarão registrados em nossa memória e farão parte do nosso ser.

E agora lançamos outra vez o barco de nossas vidas no oceano do tempo, rumo ao futuro, esse desconhecido tão belo quanto incerto, tão esperado quanto temido... Felizmente, tanto o leme quanto as velas deste barco estão sob nosso comando. E não estaremos sozinhos, sem dúvida. Tempestades virão? Ajustemo-los! É hora de coragem e de ação... Calmarias? Paciência! É momento de revisão dos planos ou elaboração de novos planos... Águas tranquilas e vento a favor? Aproveitemo-las! É tempo de navegar confiante e à toda velocidade, com o intuito de atracar nosso barco, um dia, no porto seguro da eternidade, carregado de experiência, conquistas, realizações, de nossa história, enfim.

Um Feliz Natal, e um Feliz Ano Novo! É o que desejamos-lhe, eu e minha famíla, a você, sua família e todos aqueles que o acompanham nessa belíssima viagem.

Curitiba-PR, em 19 de Dezembro de 2008.

Luis Gonzaga de Paulo

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Oração à São Luis Gonzaga

Ó Deus, Pai de bondade, ouvi hoje a minha prece. Fazei que pela intercessão de São Luís Gonzaga eu busque a vossa face e Vos encontre nos irmãos doentes e necessitados. Despertai no íntimo do meu coração o desejo de Vos buscar, de Vos servir, de Vos amar. Sim, Senhor, porque em Vós reside o sentido de minha existência. Fazei que eu coloque em Vós toda a minha confiança. Amém. São Luís Gonzaga, rogai por nós!

Oração da Paz - São Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvida, que eu leve a . Onde houver erro, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado; compreender que ser compreendido; amar que ser amado. Porque é dando que se recebe; é perdoando que se é perdoado; E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Salmo 22

O Senhor é o meu pastor que me conduz, nada me falta; É nos prados da relva mais fresca que me faz descansar; Para as águas tranqüilas me conduz; Reconforta a minha alma. Ensina-me os caminhos mais seguros por amor do seu nome; Passarei os mais negros abismos sem temer mal nenhum; Junto a mim teu bastão, teu cajado, eles são o meu conforto. Preparas uma mesa para mim bem à face do meu inimigo; Teu óleo me ungiu a cabeça e minha taça transborda. Viverei a ventura da graça cada dia da vida; Minha casa é a casa do Senhor e para sempre o há de ser.

Oração ao Anjo da Guarda, e ao deitar-se e ao levantar-se.

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarde, governe e ilumine. Amém.
Com Deus me deito, com Deus me levanto, com a graça de Deus e do Divino Espírito Santo. Nossa Senhora me cubra com vosso manto. Amém.

Oração ao Divino Espírito Santo

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fies e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra!
Oh, Espírito Santo! Concedei-me o dom do temor de Deus, para que sempre me lembre com suma reverência e profundo respeito da vossa divina presença, trema como os mesmos Anjos diante de vossa divina Majestade, e nada receie tanto como desagradar aos vossos santos olhos. Ave Maria...
Oh, Espírito Santo! Concedei-me o dom da piedade, que me tornará delicioso o trato e o colóquio convosco na oração e me fará amar a Deus com íntimo amor como a meu Pai, Maria Santíssima como a minha Mãe, e a todos os homens como a meus irmãos em Jesus Cristo. Ave Maria...
Oh, Espírito Santo! Concedei-me o dom da ciência, para que eu conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma, e para que sempre veja claramente as ciladas do demônio, da carne e do mundo, afim de evitá-las. Ave-Maria...
Oh, Espírito Santo! Concedei-me o dom da fortaleza, para que eu despreze todo o respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor, e afronte com paciência e mesmo com alegria de espírito os desprezos, prejuízos, perseguições e a própria morte antes que renegar por palavras ou por obras ao meu amabilíssimo Senhor Jesus Cristo. Ave Maria...
Oh, Espírito Santo! Concedei-me o dom do conselho, tão necessário em tantos passos melindrosos da vida, para que sempre escolha o que mais vos agrada e siga em tudo a vossa divina graça, e com bons e caridosos conselhos socorra ao próximo, Ave Maria...
Oh, Espírito Santo! Concedei-me o dom da inteligência, para que eu, iluminado pela luz celeste de vossa graça, entenda bem as sublimes verdades da salvação e a doutrina da santa religião. Ave Maria...
Oh, Espírito Santo! Concedei-me o dom da sabedoria, afim de que eu goste cada vez mais das coisas divinas, e abrasado no fogo do vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu à tudo que é mundano, e me uma para sempre a Jesus, sofrendo tudo neste mundo por seu amor. Ave Maria...
Vinde, Espírito Criador. Visitai-me e enchei com a vossa divina graça o meu coração que vós criastes. Vinde e repousai sobre mim, Espírito de sabedoria e inteligência, Espírito de conselho e fortaleza, Espírito de ciência, piedade e temor de Deus. Vinde Espírito divino, ficai comigo e derramai sobre mim as vossas divinas bênçãos.
Oh, Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, dignai-vos também conceder-me os vossos doze frutos: o fruto da caridade, que me uma intimamente convosco pelo amor; o fruto do gozo, que me encha de santa consolação; o fruto da paz, que produza em mim a tranqüilidade da alma; o fruto da paciência, que me faça sofrer tudo por amor de Jesus e Maria; o fruto da benignindade, que me leve a socorrer de boa vontade às necessidades dos que sofrem; o fruto da bondade, que me torne benfazejo e clemente para com todos; o fruto da longanimidade, que me faça esperar com paciência em qualquer demora; o fruto da brandura, que me faça suportar com toda a mansidão o que o próximo tiver de incômodo; o fruto da fé, que me faça crer firmemente na palavra de Deus; o fruto da modéstia, que regule todo o meu exterior; enfim, os frutos da continência e da castidade, que conservem minhas mãos inocentes e o meu coração limpo e puro.
Oh, Espírito divino! Fazei que minha alma seja para sempre vossa morada, e o meu corpo vosso sagrado templo. Habitai em mim e ficai comigo na terra, para que eu mereça ver-vos eternamente no reino da glória. Amém.

Oração da paciência.

Senhor, ensina-me a ser paciente, a ver nascer e morrer o sol de todo dia. Ensina-me a viver hoje, cumprir minha missão agora e a esperar que os resultados apareçam naturalmente.

Oração da serenidade.

Senhor, concedei-me a serenidade para aceitar como são as coisas que não devo e não posso mudar; a coragem para mudar as coisas que devo e posso mudar; e a sabedoria para distinguir umas das outras.

Oração da manhã

Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria e a força. Quero olhar o mundo com os olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente. Ver além das aparências teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim ver somente o bem em cada um deles. Cerra meu ouvido a toda maldade, e de bênçãos encha meu espírito. Que eu seja tão bondoso e alegre que todos os que chegarem até mim sintam tua presença. Reveste-me de tua beleza, Senhor, e que, no decorrer deste dia e deste ano, eu Te revele a todos.

Oração à Nossa Senhora Aparecida

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados! Ó, Virgem Santíssima, cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades em que nos achamos. Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não consta que de todos os que tem a vós recorrido, invocado o vosso santíssimo nome e implorado a vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado. Animado com esta confiança, a vós recorro, tomo-vos de hoje para sempre por minha mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte. Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso santíssimo Filho, meu Redentor e meu Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai a este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes da peste, da fome, da guerra, dos assaltos, raios, tempestades e outros perigos e males que possam nos flagelar. Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais. Livrai-nos das tentações do demônio, para que trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos de vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo sangue de vosso Filho, possamos ver-vos, amar-vos e gozar da eterna glória do reino de Deus, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Profissão de fé.

Creio em Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único filho, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Ave-Maria!

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora, e na hora de nossa morte. Amém.

A oração do Pai Nosso.

Pai nosso que estais no céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.